domingo, 11 de abril de 2010

Vendo o mundo como um cachorro

"Todos os cães são míopes e têm uma visão ruim à distância. Algumas raças, pela característica anatômica dos olhos e da órbita, podem ter um menor grau de miopia. Esta miopia explica alguns ataques de cães a seus próprios donos à noite, quando o animal enxerga menos ainda e às vezes, pela direção do vento, não pode sentir o cheiro dos mesmos."

Os cães não estão preocupados como nós com a forma dos objetos. O importante para os animais são os rituais: do amor, de submissão e apaziguamento, da liderança etc. Quer dizer, o movimento. Por isso os cães são capazes de assistir televisão, que tem movimento, e não conseguem reconhecer uma fotografia.

Os cães conseguem detectar muito mais facilmente algo em movimento do que parado, qualidade útil nas perseguições durante a caça. É como se o objeto em deslocamento saltasse de um fundo parado.

"Eles reconhecem o dono pela maneira com que se movimenta, sem se importar se está de máscara ou de batom."

Os cães vêm as formas e as cores da mesma forma que nós, só que a hierarquia de importância dos sentidos é completamente diferente da nossa:

Humanos:

1- Visão;

2- Tato;

3- Audição;

4- Olfato;

5- Paladar.

Caninos:

1- Olfato;

2- Audição;

3- Visão;

4- Tato;

5- Paladar

As cores:


Muita gente pensa que os cães só enxergam em preto e branco, o que não é verdade. Os cães veem cores, mas não tão nitidamente como os humanos.

Atualmente, a hipótese mais aceita é a que os cães são capazes de enxergar apenas algumas cores, como azul e amarelo. As demais cores seriam detectadas como variações de cinza.

Para os cães, as cores verde, amarelo, laranja e vermelho não têm diferença nenhuma. É uma espécie de daltonismo para estas cores. Mas o cão consegue diferenciar as cores violeta, azul e verde. Muitos estudiosos crêem que o cão enxerga um tom de amarelo quando olha para as cores vermelho, verde e amarela, e seria exatamente por isso que ele não conseguiria diferenciá-la.

Por outro lado, eles têm a capacidade de perceber tantos tons de cinza que é quase impossível testar completamente este talento, em função de nossas próprias limitações.
A explicação mais aceita para este fenômeno é que os canídeos antigos, antepassados de nossos cães, eram caçadores noturnos e a diferenciação dos tons de cinza era muito mais importante que a visão das cores.


Fontes de pesquisa: SAÚDE ANIMAL - http://www.saudeanimal.com.br
Dog Classificados - http://www.dogclassificados.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário