domingo, 2 de maio de 2010

Vira-lata, mestiço ou raça pura? Qual a diferença?

Todo cão, seja de raça pura, mestiço ou "vira-lata", pertence à mesma espécie, a espécie canina. As raças caninas são definidas por um padrão físico e psicológico, de maneira que os cães de raça pura são como os cães SRD(sem raça definida), só que mais especializados.

Durante a evolução canina, os ancetrais dos cães domésticos eram parecidos com os vira-latas atuais, e foi a partir desses cães que surgiram as raças, selecionando cães de acordo com suas características.

A criação das raças:

Antigamente as "raças" eram apenas características de cães de uma determinada região. Por exemplo, cães nativos de regiões desérticas utilizados para a caça sobre a areia acabaram se adaptando a ter pernas longas e visão apurada para localizar a presa em espaços abertos, para só depois serem considerados uma raça.

A medida que os homens foram vendo as aptidões de cada cachorro, pastoreio, caça, combate etc…, foram cruzando seus cães de maneira a não perder essas características. Ou seja, um fazendeiro com um cão pastor muito bom e um farejador também muito bom, tentaria cruzar seus cães com outros bons pastores e outros bons farejadores.

As raças caninas surgiram primeiro selecionadas pelas suas funções e só depois ganharam uma aparência padronizada. Toda raça, originalmente era composta simplesmente por cães nativos de uma região. Com exceção talvez das raças mais modernas que foram criadas a partir de raças pré existentes.

“Vira-latas” – reprodução sem o controle humano:

Os vira-latas(SRD) são cães como qualquer outros, mas se reproduziram sem o controle de seleção humano e mesclaram características(como a miscigenação do povo brasileiro) sem se especializar em alguma delas, por esse motivo são cães generalistas e normalmente homogêneos dentro de determinada região, quando não cruzam com cães de raça.

Vira-latas são bons caçadores, bons guardas e bons farejadores, mas dificilmente serão excepcionais em alguma dessas funções ao contrário de um cão de raça tipicamente farejadora, que será um rastreador excepcional, mas dificilmente será um bom guarda.

Os cães sem raça definida possuem um genoma bastante heterogêneo e portanto possuem uma menor disposição para a maioria das doenças genéticas que afetam muitos cães de raça pura. Muitos pensam, por isso, que os cães vira latas são mais resistentes a doenças em geral. Isto é apenas parcialmente verdade. Cães sem raça precisam ser vacinados, vermifugados e protegidos de doenças como qualquer outro cachorro. Precisam de uma alimentação adequada e de exercícios.

Cães mestiços:

O cão mestiço é aquele que é resultante de um cruzamento entre dois cães de raças puras, mas diferentes, enquanto que o cão vira-lata típico é filhote de outros cães vira-latas. O cruzamento que origina cães mestiços ocorre, normalmente devido a algum acidente, enquanto que os acasalamentos dos cães vira-latas ocorrem de acordo com a hierarquia social dos cães que habitam um determinado local, um bairro por exemplo.


A seleção natural:
Cães de rua são realmente mais resistentes que cães criados em casas, mas isso não depende do fato de terem ou não raça. Cães nascidos na rua não recebem cuidados, nem vacinas e nem têm quem cuide de seus ferimentos. Mesmo que sejam de raça pura qualquer cachorro submetido a estas condições só sobrevive se for realmente forte. Seguindo a lei da seleção natural de Darwin, em algumas gerações os cães de rua serão realmente mais resistentes que os cães criados em casa porque se não o fossem morreriam. Criados em casa precisam dos mesmos cuidados que qualquer animal doméstico.

Agora que você já sabe a diferença, não pense que um cão de raça é superior a um cão sem raça definida, pois qualquer cão pode ser um bom amigo. Qualquer cão pode ser bonito, pode ser inteligente, pode ser leal, e qualquer cão é verdadeiramente um cão.

Fonte de pesquisas: http://www.seucachorro.com/viralatas/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário