quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ai, que fome!


O que o seu cachorro anda comendo?










A maioria dos cães adora comer, eles parecem estar sempre com fome. O estado de apetite permanente é considerado uma característica normal da espécie canina. Durante a sua evolução, nem sempre havia alimentos disponíveis. Era preciso comer cada vez que aparecia uma chance, e o cão devia estar sempre disposto a se alimentar. Um cachorro sem apetite, não é um cachorro saudável.

Se o seu cão tem o costume de pedir "comida de gente", isto é muito comum, porém, é um comportamento que precisa ser corrigido. Além de não ser nada educado, alguns alimentos podem fazer muito mal para eles.

Tenha cuidado com:

* Chocolate - Muito perigoso, pois possui uma proteína chamada trebromina que, dependendo da quantidade ingerida, pode causar vômitos ou até matar seu cachorro. Em cães de pequeno porte, apenas algumas gramas podem ser fatais.

* Café - A cafeína acelera o coração e pode causar taquicardia e ataques cardíacos, principalmente em cães de pequeno porte.

* Alho - Não dê alimentos temperados com alho para seu cachorro. Esse alimento destrói as células vermelhas do sangue dos cães e pode causar anemia, e em casos mais graves, falência renal por perda de hemoglobina.

* Cebola - Nunca de cebola à um cão, ela causa danos cumulativos (irreversíveis) à hemoglobina.

* Uvas ou passas - podem causar falência renal em cães.

* Abacate - todas as partes do abacate e a árvore do abacate são tóxicas aos cães.

* Sal - uma colherzinha de sal pode causar tremor, convulsão e morte, em cães e gatos.

Também não devem ser dadas bebidas alcoólicas, pois os cães são mais sensíveis a elas do que nós, e podem entrar em estado de coma.

Atenção para os ossos! Eles não são indicados, pois podem quebrar os dentes do cão, e em casos mais graves, pedaços podem ficar presos na garganta e estômago do animal.

Esses são alguns exemplos dos alimentos para humanos perigosos para os cães, no entanto existem muitos outros, e alguns que ainda estão sendo pesquisados. Por esse motivo, a ração é uma opção mais segura para alimentar seu cão. De vez em quando, agrade-o com guloseimas apropriadas, que podem ser compradas em pet shops e supermecados. Mas não se esqueça que os agrados são apenas se eles estiverem bem comportados. Se o cachorro pedir comida, não dê, e mostre que a recompensa é apenas quando merecida.

Fontes:

http://www.etoxtr.com/pt/pets/?p=873

http://www.seucachorro.com/alimentos-que-fazem-mal-ao-seu-cachorro

http://www.animaisos.org/noticia.php?id=700

Um comentário:

  1. isso é bem verdade. pena que quase ninguém tá informado disso.
    hoje vi meu irmão dizendo que a minha gatinha chibi tinha lambido um pedaço de carne gordurosa e temperada, e alho e cebola fazem muito mal pra gatos, agora vou ter que ficar olhando todo mundo porque aqui ninguém liga pra isso :(

    ResponderExcluir