sábado, 8 de maio de 2010

Mamães caninas – do cio ao parto

Como amanhã é o dia das mães, escrevi algumas curiosidades sobre a vida de uma mãe canina, para informações mais detalhadas serão informadas as fontes de pesquisa abaixo. Para todos um feliz dia das mães!

O cio:

O primeiro cio caracteriza a puberdade da cadela. Ele ocorre, geralmente, entre 7 a 10 meses de idade e dura em média de 15 a 16 dias. Fora desse período ela não aceita a cobertura do macho, que diferentemente das fêmeas, não apresentam cio e podem acasalar em qualquer época.

Os machos podem detectar o odor das fêmeas no cio a uma grande distância. Um ferormônio é eliminado junto com a urina das cadelas nessa fase, e é ele que atrai os machos.

A cadela normalmente entra no cio a cada 6 meses, mas há cadelas cuja freqüência varia a cada 5 ou 7 meses, o importante é que o intervalo seja constante.

As fêmeas têm cio até o final da vida. Não existe a "menopausa" em cadelas.

Obs.: Não deixe cruzar animais que ainda não tenham 1 ano e meio de idade e não deixe cruzar animais no primeiro cio. As cadelas ainda estão em crescimento nesta fase e geralmente não são boas mães pela pouca idade e maturidade.

Gestação:

A duração da gestação é de 9 semanas (63 dias) em média, variando para mais ou para menos de acordo com o número de fetos gerados e de condições especiais da raça considerada.

Durante a gestação a cadela costuma se alimentar com 50% a mais de comida que seu normal. É recomendado dar leite a vontade (se ela gostar de leite) e fazer suplementação alimentar com cálcio, vitaminas e sais minerais (ou dar uma ração adequada a situação atual do animal). A grande maioria das fêmeas não apresenta problema nesta fase.

Nascimento:

O intervalo entre os nascimentos pode ser de 15 min ou no máximo até 1h.
Se os filhotes não nascerem até 66 dias após o último cruzamento com o macho, levar urgente o animal ao veterinário.

Deve ser evitado cruzamentos entre parentes (mãe e filho, pai e filha, irmãos, etc), as chances de nascerem animais deficientes nestes casos são bem maiores.

Fontes de pesquisa:
http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=cio.htm
http://www.homeopatiaveterinaria.com.br/gestacao.htm
http://www.dogtimes.com.br/parto.htm
http://www.saudeanimal.com.br/artigo95.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário