Existem muitos motivos que podem causar a doação de um animal. Antes de decidir doar, tenha em mente os motivos da doação e pense se é isso mesmo que você quer. Algumas pessoas doam os filhotes de seu cão, outras doam o animal já adulto, e algumas doam animais que encontram nas ruas. No caso dos filhotes, a doação é uma boa escolha, apenas deve-se ter o cuidado em saber se eles serão bem tratados pelas pessoas que os adotaram. No caso do encontrado na rua, às vezes a pessoa o retira da rua e cuida dele, mas por não pode ficar com ele, vai em busca de um lar para o bichinho. Peço atenção especial para o caso dos de mais idade que já passaram bastante tempo com os donos, e principalmente no caso dos cães, que se afeiçoam muito ao dono.Se esse for o seu caso, pense bem no seu amigo, se os seus motivos para a escolha da doação são suficientes.O abandono ocorre principalmente em casos de mudanças e viagens, será que isso não é injusto com o animal? Quando uma familia pensa em se mudar para melhorar de vida e deixa seu bichinho de estimação por não haver espaço para ele, não pensa que o animal também faz parte da família?
Se você decidiu pela doação:
Para encontrar um lar para o bichinho, é importante caprichar na divulgação. Cadastre-o em vários sites de adoção de animais, principalmente nos sites mais importantes da sua região.
Veja abaixo alguns sites em que você pode cadastrar o animal para adoção:
http://www.rededeadocao.com.br/
(Procure sites da sua região)
Você também pode divulgar sua doação aqui no blog Os Melhores Amigos do Homem!
Envie um e-mail para caessaodemais@hotmail.com falando sobre o animal, diga o motivo da doação e informe sua localização (cidade e estado). Envie também uma foto do bichinho, pois assim ficará mais fácil encontrar um lar para ele ou ela.