segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pastor de Shetland:


O Pastor de Shetland é carinhosamente chamado de Sheltie, é ainda chamado de "mini-collie'' por ser bastante parecido físicamente com os Collies mas possuir tamanho menor. São cães pastores de ovelhas originários das ilhas de Shetland, no norte da Escócia.

Os Shelties se apresentam em várias colorações diferentes, sua pelagem pode ser da cor marta, preto, azul e branco, com variações(marta merle, tricolor, azul merle, duplo merle, entre outras). É um cão possuidor de bastante beleza, seu tamanho é entre 34,5 e 39,5 centímetros na cernelha para os machos e 33 a 38 centímetros para as fêmeas.

Quanto ao temperamento, sente uma enorme necessidade de estar perto dos seus entes queridos e fazer parte de todas as atividades da família. Para os Shelties o contado com as pessoas da família é mais importante do que qualquer coisa. É um cão afetuoso e não gosta de ficar muito tempo sozinho, por isso deve ser acostumado desde filhote a ficar algum tempo em um cômodo separado, mesmo quando o dono estiver em casa. Evidentemente, são cães muito ligados aos donos.

Os Pastores de Shetland costumam ser muito tímidos e desde cedo deve fazê-lo se socializar com pessoas e animais. Eles também têm tendência a serem desconfiados com estranhos, não é um cão violento, mas costuma latir ao sinal de qualquer perigo ou aproximação de estranhos em seu território, sendo assim bons cães de alarme.

Muito obediente, destaca-se pela sensibilidade, pela sua vontade em agradar o dono e pela rapidez em aprender. É classificado pela lista de Stanley Coren como a sexta raça mais inteligente. Por ser treinado facilmente, são muito bons em competições de agility.

"O Shetland exibe alguns comportamentos não comuns em cães, e se alguém não souber disso, pode até se alarmar. Alguns sorriem......sim sorriem, um largo sorriso como uma pessoa feliz! Os Shetlands mostram os dentes como um largo sorriso. Não confundir o mostrar de dentes com agressividade, embora possa parecer. O Shetland sorri quando está feliz, relaxado e brincando. Alguns conversam com as pessoas, com ganidos, grunhidos, gemidos, baixos rosnados e emitem sons como os gatos, especialmente quando são acariciados. Se você tiver uma boa interação com o seu cão, certamente ele conversará com você ."


Se você gostou dessa raça, saiba mais sobre ela acessando as fontes da pesquisa. Não compre um cão por impulso, pesquise bastante a respeito do seu amigo para saber se ele se encaixa ao seu estilo de vida.

Fontes:
http://www.pastordeshetland.com/sobre.htm
http://www.sheltierivers.com/
http://www.petbrazil.com.br/bicho/caes/410.htm

7 comentários:

  1. Muuuiito legaaal!
    adoro esse cachorro e qria ter um se tivesse espaço mas minha mae me mataria!

    ResponderExcluir
  2. adoreiii e muito lindo esse cao eu tenho 2 o meu e treinado e muito lindo!!

    ResponderExcluir
  3. Oi boa tarde estou atraz de um filhote de cachorro dessa raça eu naum tenho condições de comprar tenho uma Yorkshire de cinco anos e quero adotar um filhote de sheltie fêmea cor marta Light sabe por favor me ajudem agradeço dês de já

    ResponderExcluir
  4. Oi boa tarde estou atraz de um filhote de cachorro dessa raça eu naum tenho condições de comprar tenho uma Yorkshire de cinco anos e quero adotar um filhote de sheltie fêmea cor marta Light sabe por favor me ajudem agradeço dês de já

    ResponderExcluir